(11) 3892 2091

Nosso pote de fermentação vem facilitando a cozinha e enfeitando a casa de muita gente. É muito gratificante o retorno que recebemos de quem adquiriu e vem inventando suas próprias combinações de vegetais fermentados, numa atmosfera garantidamente anaeróbica, aonde temos certeza que não irão surgir mofos ou outros microrganismos considerados patógenos.

Neste post trazemos uma receita que vem lá do outro lado do mundo, de onde vieram as mangas. Por lá (bem como por todo sudeste asiático) comer mangas verdes, com sal e pimenta, é de praxe. Para nós, produzir e servir para nossos comensais incautos é certeza de sucesso e assombro, ou feliz assombro, que, para quem cozinha, é sempre um dos melhores elogios (“nunca havia provado este gosto antes…”).

Este picles de manga verde é uma ótima opção para quem tem acesso à grandes quantidades da fruta e eventualmente acaba perdendo pois é uma fruta que estraga muito rápido após o amadurecimento. Após o período de fermentação, que se dá em temperatura ambiente (15 – 25 graus) a conserva irá durar até 6meses se mantida refrigerada. A conserva pode ser apreciada com queijos, na forma de uma torta (enriquecendo o recheio) ou mesmo como acompanhamento de outros pratos principais numa refeição.

Vamos então à nossa receita.

Ingredientes:

4 mangas bem verdes;

2 litros de água;

40g sal;

pimenta vermelha, galanga e folhas de kafir a gosto (opcionais).

 

Modo de preparo

Acondicione a manga cortada junto com as especiarias e demais ingredientes o mais comprimido possível em sua cuba de fermentação, a fim de diminuir ao máximo a quantidade de salmoura a ser adicionada posteriormente. Se você não estiver utilizando um kit de fermentação com airlock para garantir a fermentação em um meio anaeróbico (sem presença de oxigênio) ou o pote de cerâmica próprio para a fermentação, é necessário assegurar que todos vegetais permaneçam  submersos durante todo o período de fermentação. Tampe e espere ao menos 7 dias para abrir e provar. Veja se já está azedo a seu gosto. Durante o processo, o pH irá baixar até níveis inferiores a 4,5 (sugerimos que adquira uma fita de medição de pH ou mesmo um phmetro eletrônico para este importante indicador). Você deve afundar os vegetais com um peso (pode ser um utensílio de vidro ou cerâmica ou mesmo uma pedra sanitizada). Lembre-se de não fechar hermeticamente o pote (cubra apenas com um pano para evitar a entrada de insetos), pois a produção de gás carbônico pode eventualmente fazer com que ele exploda. Fique atento: se uma pequena parte dos vegetais entrar em contato com o ar isso irá comprometer TODA a conserva (ela irá desenvolver microrganismos indesejáveis, como por exemplo mofo, que irá apodrecer sua conserva).

 

6 comment on “Receita de Burong Mangga – Receita de manga verde fermentada em nosso pote de cerâmica”

  1. Patricia Barroso do Nascimento,

    Bom dia , gostaria de saber onde eu posso estar conseguindo um pote de fermentação.Desde já agradeço.

    1. Comment author Fernando Goldenstein Carvalhaes,

      Patrícia, esse pote de cerâmica está indisponível no momento. Temos a opção de vidro de 3 litros. Dê uma olhada na nossa loja virtual!

    1. Leonardo Andrade,

      Olá! Não daria muito certo, pois a manga madura têm muita frutose, o que leva a fermentação para outro lado e estragará muito mais rápido. Se for para fermentar por poucos dias, pode ficar interessante (e também alcoólico :).

  2. Bianca,

    Eu adoraria que vocês voltassem a produzir esse recipiente de cerâmica para fermentação. Pois tem sua história milenar e a produção que vocês fizeram é de muito bom gosto! Gostaria de daiquirir esse modelo!

    1. Comment author Fernando Goldenstein Carvalhaes,

      Olá Bianca,

      Estamos há mais de um ano procurando um ceramista para fazê-lo, sem sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação