Image
Quem somos e o que fazemos
Fundada em 2015, a Companhia dos Fermentados resgata as técnicas antigas de conservação e transformação dos alimentos através da fermentação. Essa pesquisa perpassa pelos tradicionais e já conhecidos alimentos fermentados como pão, cerveja, vinho, chocolate, queijo, missô, shoyu e visa aplicar essas técnicas em ingredientes brasileiros e locais.

A Companhia dos Fermentados compõe o Grupo Fermentare BNC, a qual é composta pela Escola Fermentare e Fermentarium Distribuidora. Como indústria, fabricamos kombuchas, vinhos, sidras, vinagres, conservas de vegetais e outras bebidas não convencionais.

Em 2017 escrevemos e contribuímos com a elaboração dos padrões de identidade e qualidade (P.I.Q) do kombucha junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em 2020 lançamos nosso primeiro livro chamado Fermentação à Brasileira com a Editora Melhoramentos, onde consolidamos e ensinamos diversas técnicas de fermentação com mais de 70 receitas.

Fernando Goldenstein Carvalhaes é biofísico pela USP, sócio fundados da Companhia dos Fermentados e responsável pela setor de produção e P&D.

Leonardo Alves de Andrade é designer digital pelo IED SP - Instituto Europeu di Design, sócio fundador da Companhia dos fermentados e responsável pelo setor comercial, administrativo e financeiro.
  • Pesquisa e desenvolvimento em fermentação
    Realizamos parcerias de pesquisa com as maiores universidades públicas e privadas do Brasil e também criamos produtos para os mais renomados chefes de cozinha.
  • Produção terceirizada de produtos
    Realizamos produção de kombucha para outras marcas de todo o Brasil e atualmente contamos com uma capacidade produtiva de 100.000 garrafas por mês de kombucha.
  • Consultorias e aulas sobre fermentação
    Ensinamos mais de 4000 alunos nos últimos 3 anos e lecionamos cursos livres com toda rede SESC, Senai, Senac e escolas de gastronomia.