Receita de tabule probiótico

Já falamos bastante sobres conservas láticas, sua história e benefícios, além do lado lúdico e criativo que a sua produção nos proporciona. E o que acontece quando um pote de conserva acaba? Todo aquele sumo aromático e saboroso é uma sopa primordial de lactobacilos e sempre ficamos com pena de jogá-lo fora, ao contrário do que acontece com aquelas tristes conservas feitas com vinagre. Uma forma de reaproveitamento é utilizar o sumo na próxima conserva, como uma forma de início de cultura controlado, com um sabor e que você já tem familiaridade e quer perpetuar. Porém, muitas vezes a quantidade é grande, e ficamos na dúvida do que fazer, então vamos lá.

Muitas pessoas simplesmente bebem o líquido e existem até empresas que costumam vende-lo como fonte de probiótica de reposição da flora intestinal*. Existem também muitas receitas de molhos de salada que o utilizam. Você pode simplesmente adicioná-lo à sua salada puro ou enriquecido com azeite, pimenta do reino, limão ou qualquer outra especiaria de sua preferência.

Ultimamente temos feito diversas versões de tabule, onde o trigo para kibe é enriquecido com o caldo que sobra de nossas conservas. Quem tiver intolerância física ou psicológica ao glúten pode sempre fazer a receita substituindo o trigo por quinoa (que deve ser cozida antes, não se esqueça).

Ingredientes

150g trigo para kibe ou quinoa

200 ml soro da conserva que acabou

1 pepino (aproximadamente 300g)

2 tomates (aproximadamente 300g)

Sal a gosto (depende do quanto já houver no soro)

Cheiro verde (Salsinha e cebolinha) a gosto

Sugestão complementação de tempero: alho, cebola, coentro, pimenta do reino, zatar, sementes de cominho torradas ou qualquer outra especiaria ou erva de sua preferência.

Modo de preparo

Adicione o soro ao trigo e aguarde hidratar por pelo menos meia hora (deixe tampado para não dar chance à drosófilas esfomeadas). Pique os demais ingredientes e incorpore ao trigo hidratado. Pode ser servido imediatamente ou guardado na geladeira para consumo posterior.

Na foto, nossa versão que levou também repolho devidamente salgado e macerado, prébiotico (alimento) adorado pelas bactérias que produzem fermentação lática.

*Ver por exemplo estes incríveis do BAO https://www.baofoodanddrink.com/

 

2 comment on “Receita de tabule probiótico”

  1. Vivian,

    Gratidão por compartilhar a receita! Gostaria de saber se é possível, em vez de fazer a hidratação do trigo com soro de conserva, fazer com rejuvelac? O efeito seria o mesmo? Obrigada! Abraço forte!

    1. Comment author Fernando Goldenstein Carvalhaes,

      Olá!

      Boa idéia! Já fizemos com Rejuvelac, fica menos saboroso, pois o soro das conservas é sempre mais temperado né? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação