Opções de Impressão

Refrigerantes de kefir

Fazer refrigerantes nunca foi tão simples e fácil. É necessário uma colônia selvagem de fermentação (nesta receita estamos utilizando o kefir de água) + suco de frutas.

Sempre que estamos fazendo novas experiências com bebidas, recomendamos utilizar garrafas de plástico (PET). São muito mais adequadas que o vidro, pois se expandem. Permitem ter (com o tato) uma noção da pressão interna do líquido que fermenta, o que é impossível no caso do vidro. Isso é importante quando ainda não sabemos ao certo o resultado final – e mesmo quando não há tanto interesse em medir e controlar o Brix (quantidade de açúcar) com o refratômetro. Existe o sério risco de explosão quando se utiliza garrafas de vidro, portanto sugerimos enfaticamente para quem for fazer este tipo de experimentação comece utilizando PETs.

 50 ml Kefir de sacarose (apenas o líquido)
 500 g Abacaxi descascado e em cubos
 20 g Gengibre descascado
 2 g Semente de coentro
 1 Garrafa PET de 1,5 litros limpa e sanitizada
1

Bata no liquidificador a água, abacaxi, gengibre e a semente de coentro.

2

Coe para uma jarra para retirar todo o bagaço.

3

Adicione a água de kefir.

4

Com a ajuda de um funil, engarrafe na garrafa PET a mistura.

5

Aperte a garrafa de modo que saia todo o oxigênio sem tampa-la e então tampe. Esta ficará retorcida e sem ar no seu interior. Ocorrerá apenas fermentação anaeróbica (sem oxigênio).

Fermentação
6

Deixe em um lugar quentinho (fora da geladeira) se quiser que o processo ocorra mais rápido. A garrafa começará a se expandir e ao pressioná-la, você sentirá na mão o poder do metabolismo dos seus colegas microrganismos. Não se espante, a garrafa pode ficar super rígida, mas ainda não abra.

O tempo para ficar pronto pode ser de 5 horas até 2 dias e você perceberá quando a garrafa estiver bem dura ao apertar. Neste momento, leve à geladeira e quando frio, poderá ser degustado. Mantido na geladeira, deve durar até um mês.

Quando for abrir a garrafa de PET, faça-o devagar: o líquido gaseificado se expande e sobe rapidamente.