Opções de Impressão

Receita de vegetais fermentados em água do mar

Há anos queremos fazer uma conserva de vegetais com água do mar. Além do sal da mais nobre origem, contamos com cálcio e magnésio que auxiliam na textura final, tornando os vegetais mais crocantes por conta do enrijecimento das paredes celulares, entre outros micronutrientes.

O que nos levou finalmente a produzir foi o mar nordestino de nosso país, mais especificamente de Pernambuco, terra maravilhosa que sempre nos emociona com sua história, cultura e gastronomia. Passamos alguns dias no litoral sul, descansando e comendo só coisas boas. O mar é azul que dá vontade de beber e a melhor forma foi transformar a água em salmoura para uma conserva lática de vegetais. O mar é dessa cor, sem filtro, mesmo em dia de chuva.

Na receita, a água do mar é fervida pois não nos interessa propagar e ingerir a fauna e flora marinha. Em outras palavras, vamos matar os zoo e os fito planctons e deixar que em nossa cuba de fermentação se desenvolvam apenas os lactobacillus presentes nos vegetais.

 2,50 l água do mar
 1 kg vegetais variados (cenoura, nabo, alho, gengibre, quiabo, etc)
 especiarias
1

Ferva a água do mar por 5 minutos em panela tampada. Deixe esfriar e adicione-a junto aos vegetais em sua cuba de fermentação. Recomendamos no nosso pote de fermentação, mas se você não tiver um, basta seguir o procedimento básico que explicamos nas outras receitas de vegetais.

2

Notem que a água parece azul até dentro do kitasato.

3

Este é o mar no local onde a água foi coletada.