Há anos queremos fazer uma conserva de vegetais com água do mar. Além do sal da mais nobre origem, contamos com cálcio e magnésio que auxiliam na textura final, tornando os vegetais mais crocantes por conta do enrijecimento das paredes celulares, entre outros micronutrientes.
O que nos levou finalmente a produzir foi o mar nordestino de nosso país, mais especificamente de Pernambuco, terra maravilhosa que sempre nos emociona com sua história, cultura e gastronomia. Passamos alguns dias no litoral sul, descansando e comendo só coisas boas. O mar é azul que dá vontade de beber e a melhor forma foi transformar a água em salmoura para uma conserva lática de vegetais. O mar é dessa cor, sem filtro, mesmo em dia de chuva.
Na receita, a água do mar é fervida pois não nos interessa propagar e ingerir a fauna e flora marinha. Em outras palavras, vamos matar os zoo e os fito planctons e deixar que em nossa cuba de fermentação se desenvolvam apenas os lactobacillus presentes nos vegetais.
Ferva a água do mar por 5 minutos em panela tampada. Deixe esfriar e adicione-a junto aos vegetais em sua cuba de fermentação. Recomendamos no nosso pote de fermentação, mas se você não tiver um, basta seguir o procedimento básico que explicamos nas outras receitas de vegetais.
Notem que a água parece azul até dentro do kitasato.
Este é o mar no local onde a água foi coletada.