(11) 3892 2091
Maionese com fermentação lática

Maionese é uma delícia e combina com um monte de coisa. De saladas a hambúrguer, este molho preparado faz a cabeça de muita gente.

Uma rápida olhada num rótulo da maionese ‘líder de mercado’ nos diz que além dos componentes básicos (óleo, ovo, sal e vinagre), contém também acidulante, estabilizantes, ácido sórbico, sequestrante EDTA, cálcio dissódico, antioxidante BHA e BHT corante e aromatizante. Tenso né? É verdade que, com todos esses ingredientes ela dura muito mais tempo, mas, se você chegou até aqui, significa que curte cozinhar, e o trabalho de preparação irá valer a pena, pois você irá consumir um produto sem os aditivos listados acima.

Existem muitas formas divertidas de fazer maionese e aqui nós passamos a nossa.
Por conter ovos e outros ingredientes frescos, a maionese é uma preparação de consumo quase que imediato. A adição de soro de leite posterga o vencimento da maionese, que, de qualquer forma, deve ser refrigerada logo após o preparo e consumida em no máximo uma semana.

Ingredientes

2 ovos

45ml suco de limão (3 colheres de sopa)

200ml óleo de girassol

50ml azeite

1 dente de alho

1g pimenta preta

5g sementes de mostarda

30ml soro de leite

6g sal (uma colher de chá)

cebolinha a gosto

Modo de preparo

Adicionar as sementes de mostarda ao soro de leite e deixar marinando por ao menos 6 horas na geladeira.

Adicionar todos os ingredientes ao liquidificador menos o óleo de girassol e o azeite. Bata até misturar tudo (mais ou menos 20 segundos).

Adicionar aos poucos, com o liquidificador ainda ligado, o óleo de girassol e depois o azeite. Os óleos devem ser adicionados aos poucos, muito lentamente para dar tempo de formar emulsão.

Calculamos 1 minutos o tempo total desta etapa final.

 

2 comment on “Maionese com fermentação lática”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação