Folhas de frutas e SCOBY desidratados (fruit leather)
7

Ingredientes

 300 g manga madura
 300 g morangos
 20 g gengibre
 500 g casca de maracujá cozida
 300 g suco peneirado da polpa do maracujá
 1000 g mãe do kombucha (SCOBY)

Forma de Preparo

1

Ao processar o SCOBY, poderemos acrescentá-lo em todas nossas receitas usuais, tanto cruas quanto cozidas. Da mesma forma que a biomassa feita de banana verde cozida, você pode pensar no purê de SCOBY como uma “microbiomassa”, cuja grande característica que deve ser levada em conta é a acidez. Quando processado a baixas temperaturas, como é o caso desta receita, você terá uma folha de frutas probiótica e prebiótica.

A colônia de bactérias e leveduras que compõem a mãe do kombucha (SCOBY) tem sua estrutura composta principalmente por água e celulose. Grande parte do interesse no consumo é a ingestão dos microrganismos e sua ação probiótica. Porém, mesmo nas formulações em que a massa é cozida ainda temos o benefício funcional da presença de celulose e fibras não digeríveis, muito importantes para o bom funcionamento do nosso trato intestinal.

Considere adicionar a microbiomassa em sopas, risotos, massa de pão e macarrão, cookies, recheios de tortas, cremes, sorvetes, brigadeiro funcional, etc.

2

Bata todos ingredientes em um liquidificador ou processadora. Adicione água se achar necessário, lembrando que quanto mais água, mais tempo para desidratar. Espalhe a mistura em uma folha de silicone e desidrate a 42 graus de 20 a 40 horas, até alcançar o ponto em que pode ser retirada com facilidade sem quebrar.

Nesta temperatura você garante a conservação das propriedades probióticas e enzimáticas.

3

Se você não tem um forno desidratador, sugerimos colocar o forno na temperatura mais baixa e manter a porta dois dedos aberta (com auxílio de uma rolha, por exemplo). O tempo de desidratação será menor, e provavelmente a temperatura irá passar de 60 graus, o que irá desativar os microrganismos e as enzimas presentes nas frutas e no SCOBY.
Se você não tiver uma folha de silicone, pode fazer em uma forma antiaderente, retirando posteriormente com cuidado, ou mesmo em um papel manteiga próprio para assamento. Considere untar com um pouco de óleo vegetal.

4

Você poderá então enrolar a folha e cortar em tamanhos menores, fracionando para acondicionar em potes ou sacos selados a vácuo para manter por bastante tempo. Embalado a vácuo podem durar até 6 meses.

5

Dica: adicione especiarias e ervas para enriquecer suas folhas de frutas. Para tanto, tenha em mente que o peso final será aproximadamente 10 vezes menor, e faça um cálculo para que a quantidade de especiarias adicionadas não ultrapasse 1%. Por exemplo, no caso desta receita, temos uma massa inicial de 800g, que levará à 80g desidratados. Portanto, a quantidade de especiarias não deve ultrapassar 0,8g.

Ingredientes

 300 g manga madura
 300 g morangos
 20 g gengibre
 500 g casca de maracujá cozida
 300 g suco peneirado da polpa do maracujá
 1000 g mãe do kombucha (SCOBY)

Modo de preparo

1

Ao processar o SCOBY, poderemos acrescentá-lo em todas nossas receitas usuais, tanto cruas quanto cozidas. Da mesma forma que a biomassa feita de banana verde cozida, você pode pensar no purê de SCOBY como uma “microbiomassa”, cuja grande característica que deve ser levada em conta é a acidez herunterladen. Quando processado a baixas temperaturas, como é o caso desta receita, você terá uma folha de frutas probiótica e prebiótica.

A colônia de bactérias e leveduras que compõem a mãe do kombucha (SCOBY) tem sua estrutura composta principalmente por água e celulose. Grande parte do interesse no consumo é a ingestão dos microrganismos e sua ação probiótica. Porém, mesmo nas formulações em que a massa é cozida ainda temos o benefício funcional da presença de celulose e fibras não digeríveis, muito importantes para o bom funcionamento do nosso trato intestinal ets2 kostenlos downloaden.

Considere adicionar a microbiomassa em sopas, risotos, massa de pão e macarrão, cookies, recheios de tortas, cremes, sorvetes, brigadeiro funcional, etc.

2

Bata todos ingredientes em um liquidificador ou processadora herunterladen. Adicione água se achar necessário, lembrando que quanto mais água, mais tempo para desidratar. Espalhe a mistura em uma folha de silicone e desidrate a 42 graus de 20 a 40 horas, até alcançar o ponto em que pode ser retirada com facilidade sem quebrar.

Nesta temperatura você garante a conservação das propriedades probióticas e enzimáticas.

3

Se você não tem um forno desidratador, sugerimos colocar o forno na temperatura mais baixa e manter a porta dois dedos aberta (com auxílio de uma rolha, por exemplo) musik downloaden im internet. O tempo de desidratação será menor, e provavelmente a temperatura irá passar de 60 graus, o que irá desativar os microrganismos e as enzimas presentes nas frutas e no SCOBY.
Se você não tiver uma folha de silicone, pode fazer em uma forma antiaderente, retirando posteriormente com cuidado, ou mesmo em um papel manteiga próprio para assamento adobe flash player kostenlosen für mozilla firefox. Considere untar com um pouco de óleo vegetal.

4

Você poderá então enrolar a folha e cortar em tamanhos menores, fracionando para acondicionar em potes ou sacos selados a vácuo para manter por bastante tempo. Embalado a vácuo podem durar até 6 meses.

5

Dica: adicione especiarias e ervas para enriquecer suas folhas de frutas cut pattern baby free without registration. Para tanto, tenha em mente que o peso final será aproximadamente 10 vezes menor, e faça um cálculo para que a quantidade de especiarias adicionadas não ultrapasse 1%. Por exemplo, no caso desta receita, temos uma massa inicial de 800g, que levará à 80g desidratados. Portanto, a quantidade de especiarias não deve ultrapassar 0,8g tomb raider kostenlosen vollversion deutsch.

Folhas de frutas e SCOBY desidratados (fruit leather)

7 Comments

  1. Cristina Maria Silva 24/09/2019 Responder

    Olá tem outras receitas utilizando Scooby?

    • Léo Andrade 04/10/2019 Responder

      Por enquanto não 🙁
      Assim que tivermos, vamos colocar no site e nas mídias sociais!

  2. nelicelg 26/09/2019 Responder

    Fiquei com algumas duvidas:
    1. Tenho forno eletrico com temperatura minima de 50ºC, Colocando para desidratar com a porta entreaberta, qual uma media de tempo?
    2. Pendei em fazer a desidrataçao no sol forte, em cima do papel manteiga em uma assadeira com pano poe cima para nao possar moscas. Poderia ser feito desta maneira, nao tendo perigo de estragar? Quanto tempo exposto ao sol até ficar pronto?
    3. Se eu quiser fazer de uma unica fruta, pode? Se sim, a quantidade de cascas cozidas, bagaço e polpa seria de 1,5 kg?
    Desculpa por ser muitas perguntas. Agradeço muitissimo pela atençao, e aguardo retorno.

    • Léo Andrade 04/10/2019 Responder

      Oie! Respostas:
      1) Em torno de 40 horas.
      2) Nunca tentamos no sol, até devido a grande variação de temperatura. Tem que testar.
      3) Pode fazer de uma única fruta sim! É só seguir as proporções 🙂

  3. nelicelg 05/10/2019 Responder

    Obg pelas explicaçoes.

  4. Christiane 26/01/2020 Responder

    Bom dia
    Qual desidratador vc utiliza?
    Quero comprar um e tenho dúvidas

    • Léo Andrade 27/01/2020 Responder

      Olá! Utilizamos da marca DAS, um fabricante nacional.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

TOP