Receita de falafel de massa de grão de bico fermentada

A imensa maioria de receitas que encontramos na internet ensinando a fazer falafel leva bicardonato de sódio ou fermento químico. Porém, trata-se de uma receita milenar, e estes “ingredientes” são muito recentes. Como era feito então antigamente? Através da fermentação, claro!

Então mãos à obra.

Ingredientes:

600g de sementes de grão de bico

150g de cebola

20g de alho

50g de salsinha

30g de coentro

1 colher de sopa de cominho

1 colher de sopa (rasa) de sal

130g de água

pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Cubra os grãos com mpelo menos o dobro do volume de água. Deixe de molho no mínimo 1 dia, podendo chegar a 2. Muitas receitas falam em se retirar as cascas, que seriam indigestas, porém, no processo de fermentação, os microrganismos farão este trabalho para você, portanto, experimente não tirar para ver o resultado final (além de render mais e ser muito menos trabalhoso). Em uma processadora, triture os grãos com o resto dos ingredientes. Coloque em um pote de vidro, de preferência com um selo d´água (dispositivo que impede a entrada de oxigênio da atmosfera e permite a saída de gás carbônico proveniente da fermentação). Aguarde ao menos 2 dias, ou o tempo necessário (dependendo da temperatura ambiente) para que apareçam as bolhas de gás carbônico características de um processo fermentativo. Nós costumamos deixar até uma semana, quando a temperatura está por volta de 20 graus.

Faça bolinhos e frite ou asse no forno.

Sugestão de molho para acompanhar:

50ml tahine

50ml azeite

1 limão espremido

50ml iogurte

uma pitada de cominho e sal a gosto

4 comment on “Receita de falafel de massa de grão de bico fermentada”

    1. Comment author Fernando Goldenstein Carvalhaes,

      Não aconselhamos pois na desidratação não ocorre pasteurização, e não conhecemos estudos sobre ingestão dos microrganismos envolvidos neste processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação