Receita de dosa de grão de bico e arroz integral parbolizado

Dosas são panquecas indianas feitas originalmente com arroz, porém aceitam diversas variações.
Abaixo descrevemos mais uma possibilidade. A imaginação é o limite!

Ingredientes:

120g integral parbolizado

75 grão de bico

350g água (ou o suficiente para cobrir os grãos com um dedo de profundidade durante o processo de hidratação)

8g feno grego

Modo de preparo:

Misture todos ingredientes e cubra com água até um centímetro acima dos grãos, para que eles hidratem durante 8 horas (faça de noite, eles estarão prontos de manhã). Coloque a mistura no liquidificador com mais água se for necessário (um centímetro acima dos grãos) e bata até formar um creme. Transfira para um pote com tampa, e deixe fermentar de 1 a 3 dias, até que você veja as bolhas, e ele expanda. Adicione mais água, se necessário, para que sua dosa fique na consistência necessária para se fritar uma panqueca.

A maneira de se fazer é exatamente igual a uma panqueca: Aqueça uma frigideira e coloque um pouco de manteiga, banha ou óleo vegetal. Com a ajuda de uma concha, despeje uma pequena quantidade da mistura por vez, espalhando bem por toda a superfície. Quando secar, vire e deixe dourar até ficar crocante.

Possibilidades de cobertura: sirva com geleia de fruta, molho de iogurte masala, frutas cruas, mel, óleo de côco, abacate, chucrute, tahine e mel, sorvete, etc.

1 comment on “Receita de dosa de grão de bico e arroz integral parbolizado”

  1. Nelson Diehl,

    Gostei da receita irei testá-la e comparar com as que tenho feito com grãos inteiros em salmora de 1 a 2% de sal. Arroz, feijões, trigo,gergelim, linhaça. Fazendo com grãos inteiros tenho a opção de prepará-los optando cozinhá-los inteiros e ou na forma de mingaus salgados. Também deixo fermentando por maior período.Em torno de uma semana em ambiente aberto e indeterminado sob refrigeração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação