(11) 3892 2091
Conserva lática de mamão verde com curry

Nós ocidentais estamos tão acostumados a comer frutas maduras e doces que nem aventamos a possibilidade de experimentá-las verdes. É verdade que em alguns casos fica impossível ingeri-las, pelo fato de estarem muito duras, ou com o gosto intragável, como é o caso do abacate, banana, caqui, e tantas outras que só amansam quando maduras.

Muitas culturas – principalmente as orientais – não tem este tipo de capricho e fazem pratos que levam a gente para lugares nunca antes visitados pelo nosso paladar. Esta quebra de paradigma gastronômico é de fato um curto circuito em nossa capacidade cognitiva: ao experimentar coisas novas, nosso cérebro sempre busca correr para um lugar comum, conhecido, onde moram nossas referencias e a tranquilidade do já conhecido. Isto fica evidente quando, no nosso dia-a-dia, em nossas conversas, discutimos sobre alimentos não convencionais, o interlocutor sempre pergunta: mas tem gosto do quê? Parece com que?
Portanto, se você quer impressionar na cozinha, uma maneira simples de é tirá-la do lugar comum; levá-la ao saboroso desconhecido, desestruturar suas seguranças e aumentar o seu repertório.

Existe uma receita de Chutney de manga verde da Neide Rigoque é tiro e queda. Lá você também encontra a salada de mamão verde. Todo mundo gosta, e a brincadeira é sempre fazer a pessoa está experimentando adivinhar o que é. É muito difícil alguém acertar.

Outra fruta que é muito usada e extremante versátil é a banana verde, que após cozida, serve para fazer de tudo, de pães a brigadeiros.

Nós resolvemos criar a nossa própria receita de mamão verde fermentado, e o resultado ficou maravilhoso. Quando fizemos da primeira vez quase não sobrou para fermentar, o que sempre é nossa intensão. Fermentado, ele abre todo seu leque de. Esperamos que todos façam.

Ingredientes

750g mamão verde ralado. Foram 2 mamões médios (o processador ajuda)

55g starte (soro de leite de leite, kefir de água, kombucha).

20g sal sal (2 colheres de sopa rasa)

10g curry

Modo de preparo

Extraindo o soro do leite

Prepare em torno de 300 ml de iogurte de kefir de leite, de 24 a 48 horas.

Em um coador de café de papel apoiado a um recipiente, coloque apenas o liquido do iogurte extraindo as colônias com a ajuda de uma peneira.

Deixe durante algumas horas, de 3 a 5. No coador de café ficará uma coalhada seca deliciosa e no recipiente um líquido amarelado, este é o soro do leite.

Descascar, ralar e lavar o mamão verde (apenas passar uma água para retirar o excesso de amido e papaína).

Misturar todos os ingredientes.

Após misturar, já estará pronto para o consumo. Você também pode experimentar fermentar. Em breve publicaremos como fermentar legumes.

1 comment on “Conserva lática de mamão verde com curry”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação