Conserva lática de mamão verde com curry
7

Nós ocidentais estamos tão acostumados a comer frutas maduras e doces que nem aventamos a possibilidade de experimentá-las verdes. É verdade que em alguns casos fica impossível ingeri-las, pelo fato de estarem muito duras, ou com o gosto intragável, como é o caso do abacate, banana, caqui, e tantas outras que só amansam quando maduras.

Muitas culturas - principalmente as orientais - não tem este tipo de capricho e fazem pratos que levam a gente para lugares nunca antes visitados pelo nosso paladar. Esta quebra de paradigma gastronômico é de fato um curto circuito em nossa capacidade cognitiva: ao experimentar coisas novas, nosso cérebro sempre busca correr para um lugar comum, conhecido, onde moram nossas referencias e a tranquilidade do já conhecido. Isto fica evidente quando, no nosso dia-a-dia, em nossas conversas, discutimos sobre alimentos não convencionais, o interlocutor sempre pergunta: mas tem gosto do quê? Parece com que? Portanto, se você quer impressionar na cozinha, uma maneira simples de é tirá-la do lugar comum; levá-la ao saboroso desconhecido, desestruturar suas seguranças e aumentar o seu repertório.

A fermentação nessa receita acontece no meio anaeróbico (sem a presença de oxigênio) e utilizamos nosso pote de fermentação com airlock. Este pote você pode comprar pelo nosso site ou utilize a criatividade para deixar todos os ingredientes submersos.

O mamão verde é fonte de uma enzima que quebra proteínas, chamada protease. Ela é muito poderosa e pode ser inclusive utilizada como amaciante de carnes (está presente em diversos produtos comerciais) e para quebrar inclusive a proteína de vegetais, como no caso da soja. Seria muito interessante utilizar esta conserva para fazer um missô ou shoyu, utilizando a papaina (enzima proteolítica presente no mamão) no lugar do koji (arroz mofado por Aspergillus orizae) para um molho com muito umami!

Ingredientes

 750 g mamão verde descascado e ralado
 50 g curry em pó
 20 g sal
 água filtrada

Forma de Preparo

1

Descasque o mamão verde e rale, utilize o processador para auxiliar.

2

Misture o sal e o curry.

3

Transfira para o pote fermentador e adicione água até cobrir todo o mamão.

4

Feche o pote, adicione água ao airlock e deixe fermentar de 20 a 60 dias. Quando o sabor estiver bom, transfira para outro pote e mantenha refrigerado.

Ingredientes

 750 g mamão verde descascado e ralado
 50 g curry em pó
 20 g sal
 água filtrada

Modo de preparo

1

Descasque o mamão verde e rale, utilize o processador para auxiliar windows movie maker downloaden free.

2

Misture o sal e o curry didot schrift download kostenlos.

3

Transfira para o pote fermentador e adicione água até cobrir todo o mamão schöne bilder sprüche kostenlos herunterladen.

4

Feche o pote, adicione água ao airlock e deixe fermentar de 20 a 60 dias herunterladen. Quando o sabor estiver bom, transfira para outro pote e mantenha refrigerado.

Conserva lática de mamão verde com curry

7 Comments

  1. MARLUCE RODRIGUES DE CARVALHO 08/08/2019 Responder

    Incrível. Amei a receita da fermentação de mamão verde.

    • Léo Andrade 22/08/2019 Responder

      <3 É a minha favorita!!

  2. Yasmim 13/08/2019 Responder

    Quando transferimos para potes menores as conservas ficam com menos liquido. Tem problema?

    • Léo Andrade 22/08/2019 Responder

      Idealmente é melhor cobrir tudo sempre até o topo. O que ficar fora do líquido poderá eventualmente oxidar e escurecer.

  3. nelicelg 26/09/2019 Responder

    Quero começar a lacto-fermentar mas com airlock que coloca água. Mas não tenho uma geladeira grande para poder armazenar. Gostaria de saber se apos o airlock para parar de borbulhar, posso transferir para um pote menor bem hermético e deixar no armário sem perigo de explodir? E se o liquido da fermentação láctea precisa ser colocada no pote menor para não estragar?

    • Léo Andrade 04/10/2019 Responder

      Oi Neli! A técnica da fermentação lática que acontece em salmoura é praticada há mais de 10 mil anos, ou seja, nem sequer airlock ou geladeira existia… Essa é uma técnica de conservação e transformação que tem como objetivo deixar os vegetais depois de fermentados fora da geladeira por anos! Então após a diminuição das borbulhas do airlock, transfira a conserva para potes menores juntamente com a salmoura (até cobrir) e feche bem os potes.

  4. nelicelg 05/10/2019 Responder

    Apenas diminuindo as borbulhas ou quando nao borbulhar mais? Para que nao haja perigo de explodir fora da geladeira, pois continua fermentando? Ou com o termino das borbulhas, acaba a fermentaçao?

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

TOP