Receita de Cambuboshi - Cambuci fermentada no estilo umeboshi

Já nos divertimos muito fazendo umeboshi -a conserva de ameixa japonesa- e umbuboshi -uma versão brasileira da fruta típica do cerrado brasileiro. Agora experimentamos fazer da fruta cambuci, típica da Mata Atlântica, e o resultado ficou divino maravilhoso, um tsukemono tupiniquim que pode ser devorado (commoderação pois é bem salgado) puramente com gohan, óleo de gergelim e nori torrado ou como acompanhamento em geral, trazendo azedume, sal e muito umami. A receita é muito simples:

Ingredientes:

1kg Cambuci -estas vieram dos pequenos produtores cooperativados do Instituto AUA: http://institutoaua.org.br/empreendimentos/rota-do-cambuci/
15g sal
10g hibisco (não está na época de shisô vermelho, então utilizamos esta opção para dar cor e azedume além do já característico da fruta e de uma conserva lática)
100ml de água

Misture as frutas e o sal e coloque um peso (leve, se não o Cambuci vira um disco voador achatado!) durante 2 horas – sim, a desidratação da fruta é magicamente rápida.
Faça a infusão do hibisco, deixe esfriar e misture adicione na fruta salgada.
Acondicione a mistura em um pote apropriado para fermentação lática (como por exemplo o nosso que você encontra neste link).
Aguarde ao menos 1 mês para apreciar.
Se você não tiver um pote, insira um peso de forma que toda matéria orgânica (frutas e hibisco) fiquem submersos.
Isto não garante, mas irá diminuir a chance de que haja contaminação – e consequentemente não mofe ou crie microrganismos indesejados. Se houver formação de uma nata branca, sugerimos descartar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação