Companhia dos Fermentados ensina como produzir alimentos sem química – Metrópoles (DF) – Jan. 2017
0

(...) traz mais uma vez a Brasília a dupla Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade, da paulistana Cia dos Fermentados, para uma rodada de oficinas sobre técnicas de conservação e transformação de alimentos fermentados.

Fernando é físico; Leonardo, designer e fotógrafo. Juntos eles criaram a Fermentados a fim de resgatar e defender a fermentação natural como forma de ativismo sociopolítico. Em outubro do ano passado eles vieram à cidade e deram aulas sobre kombucha, conservas láticas e levain.

Nos próximos dias 27/1 e 28/1, os dois repetem a dose no Mercado Municipal (509 Sul), com uma sequência de três oficinas por dia, das 9h às 12h. É possível participar de cada uma, independentemente, ao preço de R$ 240 por oficina.

Kombucha, kefir e levain
Kombucha é uma bebida probiótica produzida com a fermentação de um chá ou infusão sem adição de químicos. Contém vitaminas C e do complexo B, além de enzimas que auxiliam a digestão de microrganismos benéficos para a saúde.

Na oficina de kefir e refrigerantes naturais, serão ensinadas técnicas de cultivo do kefir de água e de leite, bem como receitas de coalhada seca, iogurte, queijo de kefir, yakult caseiro, manteiga de kefir e refrigerantes de frutas para consumo diário.

E, por fim, na oficina de levain, os participantes vão conhecer o passo a passo para produzir fermento natural – o levain – de diversas maneiras. A Cia. dos Fermentados também vai abordar aspectos nutricionais do pão, farinhas brancas e integrais, tipos de assamento e dobras como esfirra, panetone e pizza.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

TOP