Chutney de Jambo com manga e carambola

R$25,00R$35,00

Limpar

Descrição

É época de jambo, manga e carambola no sudeste, mesmo tendo aproveitado bastante das mangas ainda verdes, elas teimam em amadurar todas ao mesmo tempo. O mesmo o ocorre com o jambo: depois de um breve momento quando o chão vira um tapete de androceus (também deliciosa e azedamente comestíveis), todos frutos estouram num rosa-choque como se fossem pipocas numa sessão da tarde. O jeito é congelar ou apelar para produção de sidras, vinhos e vinagres, dado que frutas degradam rapidamente pela quantidade de açúcares, e fermentando invariavelmente produzem álcool.

Mas existe uma maneira de conservá-las de forma a garantir a manutenção do açúcar, em uma conserva que não é viva, mas que pode carregar o vinagre de fermentações anteriores: fazendo geleias.

Assim como a masala, não existe uma receita, mas sim uma profusão. Aqui, fazemos com a myrtaceae jambo-rosa, que também vem de lá da Índia…

Ele leva diversas folhas de especiarias também de nosso pomar: cravo, canela, louro, pimenta da jamaica, entre outros, além de vinagre de kombucha.

Informações Adicionais

Peso 0.5 kg
Validade

6 meses

Ingredientes

Manga, cebola, jambo, carambola, vinagre, alho, gengibre, açúcar, sal e especiarias.

Combina com

Saladas, carnes e aperitivos.