(11) 3892 2091

Kombucha

uma bebida que traz prazer e saúde

Chá milenar, não alcoólico

Kombucha é uma bebida que, com a fermentação controlada de ingredientes 100% naturais, oferece qualidades probióticas. É saborosa, refrescante e naturalmente frisante. Nossos Kombuchas são produzidos com ingredientes naturais, respeitando a sazonalidade de sua oferta na natureza e priorizando a produção de pequenos proprietários rurais.

Infinitas possibilidades de sabores

Iniciamos o processo de produção alimentando nossa cultura com um chá (podemos escolher hibisco, mate, verde ou preto) e açúcar. Esta primeira fermentação consome grande parte do açúcar. O segundo passo é a adição do sumo de frutas e outros extratos vegetais, que irão adicionar mais sabor, aroma, textura e também promover a carbonatação do produto, que chega deliciosamente frisante em nossa mesa.

Cada combinação é única, e as possibilidades são virtualmente infinitas. Tomar o Kombucha nos leva a um lugar distante, antigo e ao mesmo tempo familiar. Cada novo sabor nos traz um desejo de quero mais, de explorar novas aventuras gastronômicas e de aumentar o repertório do nosso paladar.

Dentre os diferentes componentes presentes no nosso Kombucha, alguns deles são muito importantes para nossa boa saúde, confira abaixo!

Do chá ao Kombucha

transformando os ingredientes

1º Fermentação

Todo Kombucha nasce de um chá ou infusão e açúcar. Iniciamos preparando esta mistura, que quando resfriada é adicionada a nossa incansável mãe (nossa comunidade simbiótica de microrganismos), sempre pronta para trabalhar. Nosso mundo gira em torno da nossa mãe.

Controle e medição

Passados alguns dias, medimos a quantidade açúcar que foi consumida pela fermentação e o pH da nossa bebida, para saber se ela já pode ser envasada com segurança.

2º Fermentação

O chá é separado da mãe e acrescentamos nossos extratos, especiarias, frutas e outros vegetais, o que inicia a segunda fermentação.

Envase e carbonatação

Este é o momento da carbonatação. A bebida é envasada e hermeticamente fechada. É agora que o gás carbônico, que antes escapava livremente para a atmosfera, fica retido no recipiente hermeticamente fechado e passa a se diluir cada vez mais no líquido. É por isso que dizemos que nossa bebida é gaseificada naturalmente: Não há adição externa de gás; ele é produzido pelos nossos microrganismos.

Mãe do Kombucha (SCOBY)

cultura simbiótica de leveduras e bactérias

Chamamos esta comunidade de mãe, pois ela será responsável por fazer o Kombucha e a cada produção irá ampliar suas camadas, gerando outras mães. Seu nome técnico é zoogléia e em inglês, scoby, quer dizer cultura simbiótica de leveduras e bactérias (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast).

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação