Kombucha

uma bebida que traz prazer e saúde

Chá milenar, não alcoólico

Kombucha é uma bebida que, com a fermentação controlada de ingredientes 100% naturais, oferece qualidades probióticas. É saborosa, refrescante e naturalmente frisante. Nossos Kombuchas são produzidos com ingredientes naturais, respeitando a sazonalidade de sua oferta na natureza e priorizando a produção de pequenos proprietários rurais.

Infinitas possibilidades de sabores

Iniciamos o processo de produção alimentando nossa cultura com um chá (podemos escolher hibisco, mate, verde ou preto) e açúcar. Esta primeira fermentação consome grande parte do açúcar. O segundo passo é a adição do sumo de frutas e outros extratos vegetais, que irão adicionar mais sabor, aroma, textura e também promover a carbonatação do produto, que chega deliciosamente frisante em nossa mesa.

Cada combinação é única, e as possibilidades são virtualmente infinitas. Tomar o Kombucha nos leva a um lugar distante, antigo e ao mesmo tempo familiar. Cada novo sabor nos traz um desejo de quero mais, de explorar novas aventuras gastronômicas e de aumentar o repertório do nosso paladar.

Dentre os diferentes componentes presentes no nosso Kombucha, alguns deles são muito importantes para nossa boa saúde, confira abaixo!

Do chá ao Kombucha

transformando os ingredientes

1º Fermentação

Todo Kombucha nasce de um chá ou infusão e açúcar. Iniciamos preparando esta mistura, que quando resfriada é adicionada a nossa incansável mãe (nossa comunidade simbiótica de microrganismos), sempre pronta para trabalhar. Nosso mundo gira em torno da nossa mãe.

Controle e medição

Passados alguns dias, medimos a quantidade açúcar que foi consumida pela fermentação e o pH da nossa bebida, para saber se ela já pode ser envasada com segurança.

2º Fermentação

O chá é separado da mãe e acrescentamos nossos extratos, especiarias, frutas e outros vegetais, o que inicia a segunda fermentação.

Envase e carbonatação

Este é o momento da carbonatação. A bebida é envasada e hermeticamente fechada. É agora que o gás carbônico, que antes escapava livremente para a atmosfera, fica retido no recipiente hermeticamente fechado e passa a se diluir cada vez mais no líquido. É por isso que dizemos que nossa bebida é gaseificada naturalmente: Não há adição externa de gás; ele é produzido pelos nossos microrganismos.

Componentes e benefícios

os motivos de ser naturalmente especial

Presentes nos chás e ervas, são poderosas substâncias (Polifenóis), capazes de inibir a oxidação de moléculas e por isso retardam o envelhecimento. Ajudam nosso corpo a se reestabelecer e nos protegem contra radicais livres, que são moléculas cheias de energia, querendo se ligar onde não são bem-vindas (nossas proteínas, lipídios e DNA).

São moléculas oriundas do metabolismo dos microrganismos nossos parceiros, que auxiliam a digestão, quebrando de proteínas, gordura e amido, que podem então ser absorvidas. Também impulsionam nosso sistema imune e neutralizam toxinas que estão presentes em nosso corpo.

A sua ingestão ajuda a repor a flora do nosso intestino, da qual dependemos para absorver nutrientes e que necessita desta permanente ajuda e reposição externa. Ingerir um alimento probiótico nos auxilia na digestão e melhora nossas defesas contra bactérias que nos fazem mal (chamadas de patógenas).

Enormes moléculas de açúcar “do bem”. Existem dois tipos: Amidos e não amidos. As do tipo amido nos fornecem energia, sendo digeridas lentamente. As que não são amidos, chamadas de fibras alimentares, não são absorvidas pelo corpo humano, mas absorvem água e promovem sensação de saciedade, além de auxiliar na digestão.

Ajudam a desintoxicar o nosso fígado e auxiliam no balanceamento do pH estomacal, o que facilita a digestão de proteínas e melhora o trânsito estomacal. Além disso, aumentam a produção de sucos pancreáticos necessários para a digestão. A redução do pH também evita a proliferação de microrganismos patogênicos, que não suportam ambientes ácidos.

Perguntas frequentes

o que devo saber sobre o kombucha?

Os Kombuchas que levam Erva Mate, café e chá verde em sua composição contém naturalmente cafeína. Já o kombucha com a base de Hibisco está livre desta molécula mágica.

Todos nossos produtos podem conter traços de pólen que provém das frutas e ervas utilizadas. Eles não contém nozes, castanha, amendoim, glúten, lactose, ovo, soja, peixe ou crustáceos.

Todo alimento deve ser consumido com moderação, ou seja, utilizando o bom senso. Partindo desse princípio não há nenhuma restrição para o consumo diário do Kombucha.

Nossa formulação passou por intenso processo de pesquisa e não contém álcool (ou seja, contém menos de 0,00%) conforme atestado por exames laboratoriais.

Existem outras formulações de outras empresas que podem conter diferentes quantidades de álcool, portanto sempre que comprar um kombucha para a sua família, certifique-se com o produtor.

O nosso kombucha dura em local fresco, arejado e ao abrigo do sol um mês não refrigerado, três meses refrigerado e após aberto sete dias.

Ultrapassando este tempo o sabor ficará cada vez mais acético e não estragado.

Mãe do Kombucha (SCOBY)

cultura simbiótica de leveduras e bactérias

Chamamos esta comunidade de mãe, pois ela será responsável por fazer o Kombucha e a cada produção irá ampliar suas camadas, gerando outras mães. Seu nome técnico é zoogléia e em inglês, scoby, quer dizer cultura simbiótica de leveduras e bactérias (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast).

© Companhia dos Fermentados | Resgatando a cultura da fermentação