CONSERVAS LÁTICAS DE VEGETAIS

CROCANTE, SABOROSO E RICO EM SABOR

Já reparou que no supermercado as conservas têm como principal ingrediente o vinagre? Muitas vezes também são acrescentados conservantes, estabilizantes e outros químicos que descaracterizam o valor dos ingredientes, tanto os vegetais como a flora de microrganismos que naturalmente o acompanham. O vinagre é adicionado para esterilizar o alimento, reduzindo a vida ali existente, da qual necessitamos, porque complementa as características nutritivas dos vegetais. São os microrganismos de que tanto necessitamos para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

Vem daí nosso desejo de criar produtos mais simples e mais naturais. Afinal, qual o sentido de consumir produtos químicos, criados em laboratório, se você pode degustar todo um universo de sabores que vem do processo natural de fermentação?

ESCOLHA DOS INGREDIENTES

Nossas conservas são produzidas com os vegetais da estação. Todo vegetal pode ser conservado através da fermentação lática, e não há limites para nossa criatividade.

LIMPEZA E PESAGEM

Aos vegetais higienizados são somadas especiarias e vão para uma salmoura, que deve proporcionar um ambiente sem contato com o oxigênio. Desta forma apenas os organismos benéficos irão prosperar.

2º FERMENTAÇÃO

Passados alguns dias, medimos o pH e procedemos com o envase dos vegetais. A fermentação não é interrompida através da adição de vinagre ou pasteurização e portanto a fermentação continua. Além disso, a conserva estará em perpétua mutação, tendo seu aroma e sabor variável ao longo do tempo.