Participamos dias 4 e 5 de agosto de 2018 do Festival da Terra ao Prato, onde o nosso desafio era servir comida aos mais de 3000 visitantes da feira - com um detalhe adicional - tudo tinha que ser vegano!
Foi um desafio divertido fazer uma receita de bolo que ficasse muito gostoso sem leite, ovo ou manteiga. Depois de alguns testes e conversa com a Ana Luiza Trajano do Instituto Brasil a Gosto, acertei em uma receita que foi o maior sucesso e elogiado até pela Chef. Mara Salles do Tordesilhas.
Ingredientes
Forma de Preparo
Corte a goiabada em cubos e reserve.
Se for utilizar fermento químico (para ficar pronto após o preparo), pré aqueça o forno até atingir 200 ºC. Se não for utilizar fermento e esperar a massa fermentar, pule.
Processe no liquidificador até obter massa lisa e homogênea: mandioca pubada, leite de coco, açúcar, sal e óleo de girassol.
Transfira para um bowl e incorpore: coco ralado, goiabada cortada.
Caso não queira adicionar o fermento químico, deixe o bolo fermentar na forma por 8 horas e depois asse. Se não for esperar, adicione o fermento e imediatamente coloque no forno. Pela massa de puba ser ácida, irá reagir imediatamente e começar a borbulhar, se demorar demais, irá perder o efeito para o crescimento do bolo.
Asse por 1h20min ou até dourar a superfície.
Para pubar a mandioca, descasque, coloque em um balde com água até cobrir ou em um pote de fermentação com airlock, e deixe fermentar por 20 dias em temperatura ambiente. A mandioca deve ficar inteira submersa durante todo o período de fermentação e haverá um cheiro forte após o quinto dia, não estranhe.
Depois do 20º dia, abra o pote, retire as mandiocas inteiras, que já estarão bem moles, e utilize para fazer o bolo.